Início Feira de Santana Secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo pede demissão após declarações controversas...

Secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo pede demissão após declarações controversas sobre aquecimento global

111
0



O secretário-executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antônio Fernando Pinheiro Pedro, pediu demissão nesta quinta-feira 13, após ganharem força nas redes sociais suas afirmações de que o planeta “se salva sozinho” do aquecimento global e que as razões para o aumento da temperatura na Terra são de ordem “geológica, cósmica e solar”.

As declarações foram concedidas durante o lançamento do Fórum Permanente de Mudanças Climáticas e Desastres Ambientais, realizado pela seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.

A decisão sobre a exoneração foi tomada após uma reunião com o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e a saída deve ser publicada no Diário Oficial desta sexta 14.

A prefeitura paulistana informou que Tamires Carla de Oliveira, atual chefe de Gabinete da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, ocupará o cargo interinamente.

Em nota, Pinheiro Pedro argumentou que “nada do que foi dito se enquadra no contexto ‘negacionista’ impingido de forma difamatória nas redes sociais”.

“Muito menos a ação efetiva da gestão se enquadra nesse conflito artificialmente criado. Fui vítima de um crime: DIFAMAÇÃO. Tenho quatro décadas de trabalhos dignos desenvolvidos em prol do meio ambiente de da construção da própria legislação ambiental e do clima”, diz o texto.

Na declaração a gerar a polêmica, o agora ex-secretário alegava que “o planeta não será salvo por nós” e que “ninguém salva o planeta Terra, geralmente ele se salva sozinho”.

“Ele o faz há 4,3 bilhões de ano e muda o clima em todo esse período”, prosseguiu. “Nós somos parte do problema para a vida na Terra neste momento, mas a nossa solução é muito pequena.”

As afirmações geraram uma discussão acalorada e a postura de Pinheiro foi classificada como negacionista. A procuradora federal Georgia Sena Martins, doutora em geociência pela Universidade Estadual de Campinas, disse que as declarações eram “um rosário de besteiras”.



Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui