O Google Bard foi lançado hoje (13) no Brasil e foi atualizado com seis recursos para facilitar uso da inteligência artificial (IA) e obter as melhores informações possíveis. Com a ferramenta é possível ouvir as respostas em voz alta, salvar as dicas para ler depois e até mesmo compartilhar as ideias com os amigos.
Compartilhe as respostas
Achou algo útil e quer dividir com os seus amigos? O Bard permite que você compartilhe as informações dadas pela IA por meios de links para serem enviados pelo WhatsApp, por exemplo. Desta forma, nenhum dado fica perdido por não caber em um print. Basta clicar no ícone de compartilhamento e selecionar a opção “Compartilhar”.
Integração com o Google Lens
O Bard também terá integração com o Google Lens. Anunciada durante o I/O 2023, com ela, será possível fazer o upload de imagens para obter informações. Por exemplo, se você quiser saber mais sobre um tipo de planta, basta enviar a imagem que o Bard dirá tudo sobre ela. Além disso, o recurso também é útil para obter ideias sobre como descrever algum item em um texto. A função está disponível, por enquanto, apenas em inglês.
Respostas por áudio
Além de ler, você também poderá ouvir as respostas do Bard, basta selecionar o ícone de som que a IA responde aos seus comandos em voz alta. O recurso está disponível em 40 idiomas, incluindo o portugês, e é útil para quem deseja conferir a pronúncia de uma palavra específica ou quer apenas ouvir o que a ferramenta tem a dizer.
Estilo de respostas
Também é possível personalizar a forma que o Bard irá conversar com você. A IA disponibiliza cinco estilos de resposta: simples, curta, longa, profissional ou casual. Por enquanto, o recurso está disponível apenas em inglês, mas de acordo com o Google, em breve mais idiomas serão adicionados.
Fixe e renomeie conversas
Um jeito simples de acessar o seu histórico de buscas no Bard. Ao abrir uma conversa com a inteligência artificial, será possível encontrar as opções de fixar, renomear e selecionar os chats recentes na barra lateral. Assim, fica mais fácil rever alguma informação importante dada pela IA.
Possibilidade de exportar códigos
O Bard vai permitir exportar o código Python criado com a ajuda do Bard para o Replit, Docs e Colab de forma nativa ou até mesmo salvar como rascunho no Gmail. Assim, a ferramenta facilita a vida de quem usa inteligência artificial para programar.